top of page
image.png

DIREÇÃO DO CURTA METRAGEM
SANGUE, SUOR E LÁGRIMAS

      Ator de múltiplos filmes do cinema brasileiro, José Marinho conta de sua trajetória e seus encontros com Nelson Pereira dos Santos, que vão desde o fazer cinematográfico até o convívio como colegas professores no Instituto de Arte e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense. Marinho fala de Nelson no sete de filmagem como diretor inovador e libertário no relacionamento com os atores e também no ensino das artes cinematográficas. Em Sangue, Suor e Lágrimas, Marinho afirma que Nelson ensina fazer cinema de modo prático, lembrando que o cinema que vemos na tela é o filme que nasce de dentro da câmera.

FICHA TÉCNICA

Direção: Miguel Freire

Montagem: Gabriel de Souza Vieira

Direção de Fotografia: Cadu Queiroz

Som Direto: Jario Leme

Assistência de Direção: Amanda Christina

Assistência de Fotografia: Rebeca Sauwen e Abrahan Lincoln

Assistência de Produção: Matheus Batista , Júlia Camacho, Rafael Sobreira, Mariana Fassarella Chamon, Henrique Dias, Naiah Reis, Anna Karolina Ferro

Pesquisa e Assistência de Edição: Aline Raquel da Silva Januario, Carol Tiburcio,  Júlia Tavares, Ivo de Souza, Michel Kevin Alosse.

Edição de Som e Mixagem: Gabriel de Souza Vieira

Cor, Letreiros e Videografismo: Gabriel de Souza Vieira

Músicas: Pau de Arara (versão instrumental executada em guitarra trecho retirado da internet, composição Luiz Gonzaga) e Trecho da trilha Sonora do filme Barra 68 (arranjos e composição pelo Maestro Marcus Vinícius, filme dirigido por Vladimir Carvalho)

Imagem de Arquivo: Acervo pessoal Miguel Freire e Acervo da UnB

Manchetes dos Jornais: Folha de São Paulo, Última Hora e Correio Brasiliense

Agradecimentos: Universidade Federal Fluminense – UFF, Pró Reitoria de Extensão – PROEX, Instituto de Arte e Comunicação Social – IACS, Departamento de Estudos Culturais e Mídia, Departamento de Cinema e Vídeo, Sala Interartes, Telas, José Marinho, Sergio Santeiro,  Raquel Godoy, Eliane Ivo e Denise Cataldo.

Produção: Miguel Freire

bottom of page